Depois de uma pesquisa feita em busca destas escolas, foi analisado que, as escolas existentes, não possuem uma preocupação com o desenvolvimento da criança, uma vez que a maioria delas estão inseridas em casas adaptadas, espaços inutilizados ou locais não explorados para receber a criança. Apesar destas escolas adaptadas em casas ou em outros locais serem predominantemente particulares, em relação aos outros edifícios escolares (municipais ou estaduais), grande parte deles, possuem os tradicionais espaços fechados e muitas vezes sem ventilação necessária ou com iluminação inadequada, que, geralmente, não iluminam os locais corretos, como também, outras vezes, atrapalham a visão do aluno, possuem disposição das carteiras inadequadas, pouco espaço para lazer, entre outras, tornando o local “frio” e fazendo com que, o espaço da escola, se torne desinteressante para as crianças. Muitas destas escolas não possuem equipamentos destinados para a criança e em escala adequada, como também, na maioria das vezes, não tem a preocupação necessária para com os portadores de necessidades especiais.
Além disso, observa-se uma total despreocupação em relação à circulação, onde, geralmente, os espaços destinados para esta não possui fluidez, a ventilação é comprometida, e não levam em consideração os ambientes relacionados com as funções do programa. O que acontece em vários casos é que, pelo pouco espaço destinado a circulação, como por exemplo nos espaços internos, os ambientes se tornam escuros.
Pensando na escola como um todo, olhando para o conjunto, tanto as escolas adaptadas, como alguns dos edifícios escolares construídos para tal, utilizam de tipologias tradicionais, com plantas ortogonais (quadradas e retangulares). Estas geralmente são utilizadas, devido a busca por padronização, comodidade e facilidade, no caso das estruturas pré-moldadas. Outro ponto que ressalta o uso destas tipologias, é o sistema pedagógico que conhecemos, onde o professor está na frente e os alunos, em carteiras enfileiradas, atrás, olhando para o quadro negro. Pensando em outro sentido, o sistema pedagógico tradicional também pode estar prejudicado ou acontece da maneira que conhecemos, devido as tipologias dos edifícios tradicionais que, não permitem um outro desenvolvimento da pedagogia ou uma diferente disposição aluno/professores.
(Fonte da primeira, segunda e terceira imagem consecutivamente: http://www.escolabemmequer.com.br/img/inst/DSC_4952.JPG, http://blog.estadao.com.br/blog/media/escola3_01.jpg, http://zerohora.clicrbs.com.br/rbs/image/5450888.jpg).
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