Ambientes da Escola Infantil: berçário e turma BII



Ambientes da Escola Infantil: a entrada


Os patamares


Como já dito anteriormente o terreno possui uma inclinação de 9,2 %. Com isso, para se dar início ao projeto da Escola Infantil, patamares foram criados a fim de vencer esta inclinação e com isso distribuir todos os ambientes da Escola.

Patamar de entrada: os ambientes que mais serão usados pelos moradores dos bairros, pais de alunos e pelo público diferente dos alunos e funcionários da Escola Infantil, incluindo biblioteca, sala multiuso e administração: +14,00

Patamar dos estudos: turmas BI e MI/MII: +12,00

Patamar dos estudos: turma BII e 1° e 2° etapa: +10,00

Patamar dos brinquedos: brinquedoteca : +8,00

Patamar do lazer: é o mais baixo e abriga diferentes funções: pátio descoberto, pátio coberto, refeitório e espaço externo para alimentação, jardim e espaço para prática de jardinagem (horta): +7,00

O teatro: foyer, platéia, palco e camarins: distribuído em patamares variados.

ZONA URBANA X ZONA RURAL

Antes de dar início às intervenções urbanas, é necessário fazer uma análise da situação em que se encontra a área estudada. O território do município de São Carlos divide-se em Zona Urbana e Zona Rural. o limite da área urbana que faz divisa com a área rural e a região escolhida para a intervenção está no limite da área urbana, sendo que logo depois deste limite está uma região de chácaras. A área urbana soma 5,9%, já a área rural totaliza em 94,1%. Neste trabalho será levado em consideração a importância que existe ente cidade-campo, a fim de promover a proteção dos córregos e do ambiente natural, além de defender o desenvolvimentos das atividades agrícolas. (PLANO DIRETOR DE SÃO CARLOS, 2005).
Tanto o projeto de intervenção urbana como o da própria Escola Infantil, deverá ser desenvolvido sempre atentando para a ocupação de acordo com a diversidade que existe entre estas duas áreas, porém sempre com o intuito de relacionar a área já consolidada (área urbana) com a região menos densa, isto é, as chácaras, com campos e atividades agrícolas, a vegetação, os córregos e a região da APP.
Entretanto, para dar início ao projeto é necessários saber o que diferencia Zona Urbana de Zona rural.
A Zona Urbana envolve a região de todo o município da cidade de São Carlos e que é possível de urbanização.
Já a Zona Rural, como já dito anteriormente, está após o limite da Área Urbana, e é a parcela do território que está reservado para as atividades do campo e agrícola e não possui uma urbanização tão densa quanto ao da área urbana. Além disso, nesta zona, está o uso da produção primária.

Demanda não atendida

Antes de concretizar o projeto da Escola Infantil, foi necessário uma visita a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Carlos, localizada na Rua Conde do Pinhal, nº 2017, Centro, a fim de obter informações a respeito de edifícios escolares e demanda não atendida de alunos em escolas próximas ao Bairro Astolpho Luiz do Prado, que também atendem crianças deste bairro em questão.
Começando pela demanda não atendida, foram analisadas as escolas CEMEI Prof. Marli de Fátima Alves no bairro Santa Maria II, CEMEI Antonio De Lourdes Rondon no bairro Maria Stella Fagá, CEMEI Pedro Pucci no bairro Jardim Jacobucci e CEMEI Caminhada com Jesus no bairro Santa Maria I. A demanda não atendida destas escolas é 33, 158, 40 e 54, respectivamente. Estes dados foram importantes, uma vez que não se tem um levantamentos da quantidade de crianças do bairro Astolpho Luiz do Prado. Portanto as crianças deste bairro freqüentam as escolas citadas acima (e demarcada na imagem). Com isso, a demanda não atendida destas escolas, será inserida na Escola Astolpho Luiz do Prado. É a partir da localização destas escolas que se concretiza a importância dos caminhos que serão criados para convidas as pessoas.

O Projeto Urbano

A intervenção nos bairros somente foi trabalhada como projeto a fim de qualificar o bairro Astolpho Luiz do Prado, proporcionar relações deste com os outros bairros e voltar os olhares de todos estes bairros para a Escola Infantil. O objetivo é criar um caminho para este equipamento educacional, além de buscar as pessoas doa bairros vizinhos, inclusive onde estão situadas as escolas que possuem uma demanda não atendida de crianças que serão abrigadas na Escola Infantil Astolpho Luis do Prado .



Fluxograma

Novo Programa

Biblioteca: acervo, espaço para leitura, espaço para leitura de poesias, contos de fadas e narrações e videoteca.
Administração: portaria, recepção (com secretaria e almoxarifado), sala do diretor, sala do coordenador e sanitários.
Sala multiuso: espaço para reuniões em geral, espaço para os professores, espaço para cursos para os pais.
Turma BI: berços, lactário com lavanderia e sanitários com fraldário.
Turma BII: espaço de aprendizado e descanso com colchonetes, espaço para atividades e sanitários com fraldário.
Turmas MI e MII: espaço para aprendizado e descanso com colchonetes, espaço para atividades externas e sanitários.
Turmas 1° e 2° etapa: espaço para aprendizado e descanso com colchonetes, espaço para atividades externas e sanitários.
Lazer do nível +7,00: Refeitório: espaço para alimentação, cozinha, despensa, depósito, espaço para preparo de alimentos e espaço para ensino de culinária. Pátio descoberto: jardim, grande espelho d’água e quadra de areia. Horta e espaço para jardinagem, pátio coberto e sanitários.
Brinquedoteca: prateleiras com brinquedos.
Teatro: foyer, platéia, palco, coxias, camarins e sanitários.

Referência

Centro de Proteção Ambiental de Balbina, Amazônia – Severiano Porto: O orgânico se contrapondo com o ortogonal. O que acontece em cima, não é o que acontece em baixo. A desvinculação e a vinculação do em cima com o embaixo. Os pequenos espaços em frente os ambientes que proporcionam o encontro. Rápidos encontros. Em cima o contínuo. Em baixo o descontínuo. Fonte da imagem: Site: Acesso 07/04/2010


O terreno



Área do terreno: 15.000 m²

Cálculo da inclinação do terreno: i = h x 100 / c --> i = 15 X 100 / 163,22 à i = 9,2 %

Conhecendo a inclinação do terreno, o projeto da Escola Infantil será iniciado respeitando esta inclinação, a fim de propor patamares que seguem a inclinação e variam de acordo com a queda do terreno. a





Escolas FDE

As escolas FDE são importantes para serem estudadas pois, têm como objetivo implantar e gerir programas, projetos e ações destinadas a certificar o funcionamento adequado e o correto crescimento e aprimoramento da rede pública estadual de ensino. Além disso, dentre as principais realizações da Fundação, estão a construção de escolas, reformas a fim de adequar e manter os prédios, salas de aulas e outras instalações, visando sempre a melhoria da qualidade de ensino. Outro ponto a ser levado em consideração é a importância que se dá em relação a integração do edifício e comunidade escolar com a comunidade/bairro/sociedade que envolve este edifício.
O programa arquitetônico das escolas é organizado em função do modelo pedagógico definido pela Secretaria da Educação: Ensino Fundamental com oito séries e Ensino Médio com três séries. Geralmente, as escolas são feitas levando em consideração o tipo de ensino e o ciclo, segundo a demanda da região. Os ambientes das escolas FDE geralmente são divididos em quatro conjuntos funcionais: administração, pedagógico, vivência e serviços. A FDE identifica os terrenos nos locais que há necessidade de novas escolas, o número de salas e o tipo de ensino a atender.

Exemplo de Escola FDE:


Quer saber mais sobre as escolas FDE? Clique aqui

O primeiro programa


O programa visa atender crianças de 0 a 5 anos e será projetada para também receber crianças portadoras de necessidades especiais. A proposta da Escola Infantil Astolpho Luiz do Prado deverá atender 300 crianças em um edifício térreo, em período integral das 7:00 horas às 17:00 horas. A escola será mantida pelo Poder Público e terá horários fixos destinados para atividades diárias, mas sempre podendo haver flexibilidade.




Viário - principais acessos ao local


A Avenida Capitão Luiz Brandão é um ponto de referência pra chegar ao bairro, bem como a principal via de acesso a bairros da região nordeste e leste da cidade e ao bairro estudado. Porém, esta Avenida apresenta um problema: estrangulamento de trânsito.

Referência: ESCOLA FDE CH E1-B

Em um terreno de 3.143 m² e com uma área construída de 2.142 m², a escola FDE CH E1-B projetada por André Vainer e Guilherme Paoliello foi construída em 2004 e atende 741 alunos da 1° à 4° série do ensino fundamental da rede estadual; é dividida em térreo e mais dois pavimentos.

Como já estudado nas escolas FDE, vários pontos são de especiais interesses para referências ao projeto da Escola Infantil Astolpho Luiz do Prado.

Em relação à inserção da escola na cidade, o bairro da escola analisada encontra-se na periferia de Campinas, e a escola que será construída também será inserida em uma bairro periférico da cidade de São Carlos: Astolpho Luiz do Prado. Bairros periféricos, geralmente, são carentes de equipamentos públicos e institucionais e requerem especial atenção. Estes bairros também necessitam de espaços para receber a comunidade. É o que acontece na escola estudada do FDE que utilizada do espaço térreo para receber as pessoas, um ponto muito interessante a ser levado em consideração para o projeto da escola infantil.

Um desejo para a construção da Escola Infantil Astolpho Luiz do Prado é aproveitar, como utilizado em alguns pontos na escola FDE, a queda natural e as curvas de nível do terreno, a fim de distribuir os espaços em diferentes cotas.



Para saber mais sobre a Escola FDE CH EI-B, clique aqui.

Um pouco mais sobre a Pedagogia Waldorf

A Pedagogia Waldorf se destaca das outras pedagogias pela maneira não convencional que busca ao passar o conhecimento aos alunos. Este vídeo mostra quais os métodos utilizados para transmitir estes conhecimentos e uma análise sobre as formas, isto é, uma interpretação das formas, principais estudo deste TGI. Em outro post será apresentado mais vídeos sobre esta Pedagogia em questão.

Muitos destes estudos sobre as formas estão no livro A PEDAGOGIA WALDORF – CAMINHO PARA UM ENSINO MAIS HUMANO. A busca por informações concretas a respeito desta pedagogia foram encontradas neste livro, que está sendo muito importante neste processo de TGI:

Como você contorna o seu espaço?

Depois de muitos posts, aqui está mais frases da série de posts Como você contorna o seu espaço?. Hoje, além de duas frases, fica uma dica de leitura que foi (e ainda é) muito importante neste processo de TGI que busca uma análise extensa sobre as formas. As frases abaixo foram retiradas deste livro, Gestalt do Objeto – Sistema de Leitura Visual da Forma:

“A forma é definida como os limites exteriores da matéria de que é constituído um corpo e que confere a este um feitio, uma configuração.”

“Configuração é sinônimo de forma.”





















Para saber mais sobre este livro clique aqui.

Projetando a Escola Infantil

Com o início do projeto da Escola várias necessidades foram surgindo...desenhar alturas de patamares para vencer o terreno, disposição dos espaços educacionais, cálculo de rampas e disposição da cobertura. Esta será um ponto importante deste projeto, uma vez que, possuirá diferentes alturas e grandes dimensões, pedindo uma estrutura diferenciada. Várias referências foram analisadas, não apenas de coberturas, mas projetos completos. Dentre todas, uma em especial ficou marcada como forte referência: A Casa Grelha do escritório Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz Arquitetos.
Esta imagem faz parte do vídeo explicativo sobre o projeto. Para assistir ao vídeo completo e conhecer o projeto clique aqui.
Site do escritório: www.fgmf.com.br

Projetando a Escola Infantil

O estudo do entorno foi de extrema importância para dar início ao Projeto da Escola Infantil Astolpho Luis do Prado. Várias perguntas foram feitas ao longo desta análise. Fica aqui registrado uma dessas perguntas...

O que você vê ou pode ver quando está na Escola?














Ahhh! A natureza...como é bom tê-la por perto...bem perto!

“Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança. ... "
Estatuto do Homem, do Thiago de Mello

Nada como a Casa das Canoas de Oscar Niemeyer para ilustrar essa frase...referência para uma escola....referência para uma vida!













A nova área de intervenção

Esta foto áerea abrange partes dos 4 bairros que serão atingidos pelo projeto de TGI. A intenção é fazer uma relação entre estes bairros através de uma intervenção urbana para que esta possua equipamentos que levam à Escola Infantil. Os bairros: Constantino Amstalden, Astolpho Luiz do Prado, Jardim Munique e Jardim dos Coqueiros.

Referência: Escola PHD Infantil

A escola PHD Infantil foi feita pelo arquiteto Felipe Bezerra e está inserida num bairro de classe média e uma zona de expansão, chamado de Nova Parnamirim em Natal-RN. A escola foi projetada para 600 alunos da pré-escola e das quatro primeiras séries do ensino fundamental, é térrea em formato “U”, conta com um pátio central interno e está implantada num terreno elevado.

A construção da Escola PHD Infantil foge dos tradicionais edifícios escolares e utiliza de formas geométricas para a disposição de seus ambientes. Esta é a principal idéia da Escola Astolpho Luiz do Prado que, tem como objetivo, utilizar das diferentes formas para “constituir” os ambientes escolares, a fim de, trabalhar com a mente e com o desenvolvimento das crianças. Esta nova conformação dos espaços educacionais terá como base a Pedagogia Waldorf. Um estudo será necessário, a fim de dispor estes espaços para permitir uma correta circulação da ventilação, como visto na Escola PHD Infantil. Para concluir, o pátio interno central criado por Felipe Bezerra será usado no projeto da escola Infantil para criar um espaço que proporcione o encontro entre todos os alunos e funcionários ,com o intuito de aumentar a convivência entre as pessoas.

Quer saber mais sobre a Escola PHD Infantil? Clique aqui
 

Copyright © 2009 Escola Infantil Astolpho Luiz do Prado All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes